Administração Financeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Administração Financeira

Mensagem  Daniel em Qua Nov 05, 2008 4:11 pm

A administração financeira é uma ferramenta muito importante para o administrador tomar decisões e almejar o sucesso do negócio, pois sem recursos financeiros dificilmente a organização existe; é o “coração da empresa”.

O processo de administração financeira decorre da necessidade da empresa em crescer, de forma ordenada, tendo em vista a implantação e à adequação de padrões, princípios e métodos através de processos racionais, práticos e competitivos no tempo. (ZDANOWICZ, 2001, p.13).

Segundo HOJI (p.21), “O principal objetivo da administração financeira é a maximização de seu valor de mercado a longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários” e exercer funções primordiais para o sucesso da organização.
Segundo Machado (2004, p.3), “O administrador financeiro exerce funções que podem determinar o sucesso ou fracasso do empreendimento.” Dentre as várias funções podemos destacar:

  • Alternativas de investimento;

  • Alternativas de financiamento;

  • Planejamento financeiro;

  • Administração das disponibilidades;

  • Políticas de credito.


A partir disto o administrador financeiro tem como função criar alternativas para obter recursos. E como função básica saber como será composta sua estrutura financeira; se por capital próprio ou de terceiros.
Sendo assim, o administrador financeiro tem como principais atividades relacionadas às estratégias da organização:

[...] decisões estratégicas, como a seleção de alternativas de investimentos e as decisões de financiamento de longo prazo, alem de operações de curto prazo, como gestão de caixa, concessão de créditos a clientes, obtenção de créditos junto a fornecedores, negociação com bancos e gerenciamento de risco entre outras. (LEMES, RIGO E CHEROBON, 2005, p.3).

É portanto, o administrador financeiro de fundamental importância para a existência da organização, pois está diretamente ligado as decisões de como será estruturado o capital.
As principais decisões financeiras seguem dois eixos: decisão de investimento e de financiamento. São pois os meios de maximizar as aumentar os bens de seus proprietários.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum