Custo de Capitais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Custo de Capitais

Mensagem  Daniel em Qua Nov 05, 2008 4:15 pm

Este processo é a maneira como a organização vai estar estruturada quanto ao capital integralizado na organização. É o ponto de equilíbrio no que diz respeito ao capital próprio e de terceiros. Machado (2004, p. 213) afirma que “O administrador financeiro deve encontrar a composição adequada de capitais que ofereça aos proprietários e acionistas o retorno esperado e ao mesmo tempo, maximize a riqueza da empresa.”

No momento da composição do capital podem surgir fatores determinantes no custo do capital que segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p.34) são: condições gerais da economia, condições de mercado, decisões operacionais e financeiras das empresas e volume de recursos a serem financiados. São estes fatores que vão determinar o custo do capital livre de risco.

Nas condições gerais da economia existem muitas variáveis que determinam a demanda e oferta de recursos de um país: nível do PIB, políticas econômicas, nível de emprego, inflação, taxa de juros e outras. Precisa a empresa acampanhar e avaliar seus efeitos sobre seu custo de capital.

Nas condições de mercados os agentes do mercado financeiro e de capitais são muito sensíveis às mudanças na economia, adequando continuamente sua políticas e praticas de negócios.

As decisões operacionais e financeiras da empresas apresentam o risco do negócio que é medido pela variabilidade dos retornos dos ativos e é afetado pela política de investimento da empresa.

O volume de recursos a serem financiados acontece a medida que a empresa necessita de recursos e vai buscá-los no mercado; o custo do capital tende a subir devido a percepção que os investidores podem ter quanto ao aumento de risco da empresa. (p.35)

Sobre o custo de capital, Hoji (2000, p.194) afirma que “O custo do capital é calculado com base em diversas fontes de financiamentos de caráter permanente e de longo prazo, que compõem a estrutura de capital de uma empresa.”

Desta forma torna-se imprescindível um administrador financeiro, para buscar soluções á situações onde a organização possa sempre ir em busca de expandir seu patrimônio.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum