Administração da produção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Administração da produção

Mensagem  Daniel em Qua Nov 05, 2008 6:20 pm

A administração de produção é a área responsável pelos recursos físicos e materiais da organização. Assim é a área onde será executado o processo de industrialização das matérias-primas em produto final para a comercialização ao consumidor final.


Produção consiste em todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens ou serviços. A função produção não compreende apenas as operações de fabricação e montagem de bens, mas também as atividades de armazenagem, movimentação, entretenimento, aluguel, etc (TUBINO, 2000, p.18).

Para Gaither e Frazier (2005, p. 12) “É a administração de produção de uma organização, que transforma os insumos, nos produtos e insumos da organização.” Produção então pode ser entendida como entrada de matérias, processamento e saída do produto final para comercialização, a chamada Administração da Produção (APO).

A função da administração de produção pode ser entendida como a união de recursos para a produção de bens ou serviços e que tem por finalidade a satisfação dos clientes finais; tem como principal característica do produto ou serviço a inovação e criatividade.

Importante também é, decidir onde melhor distribuir as instalações, máquinas, recursos humanos são de extrema importância para a produção, pois é a melhor adequação para lay-out da organização, assim otimizando da melhor forma possível seu espaço físico. Ao referir-se a layout Contador (1997, p.155) afirma que o “Arranjo físico é definido como a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área com o objetivo de minimizar o volume de transporte de matérias no fluxo produtivo de uma fábrica.”

Pois na organização, a disposição de suas máquinas, equipamentos e recursos humanos se torna de extrema importância devido a sua capacidade de produção, movimentação de matérias para a industrialização, paradas na produção e acima de tudo, fará com que a organização possa ter menor tempo na produção e evite perdas no processo.

Para que a organização tenha sucesso em seu processo de industrialização deve estar preocupada desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto final. Com isto, deve buscar informações a respeito da capacidade de produção de suas maquinas, se possui produtos em estoque, e capacidade de recursos humanos para poder chegar ao objetivo que é a industrialização de produtos para comercialização.

Sendo isto função de gerente de produção, pois é ele quem planeja e controla o processo de industrialização dos produtos, tem uma função que está diretamente ligada a satisfação do consumidor final e ao nível de produção da organização; e deve estar preocupado com a logística dos matérias e principalmente com o estoque.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens: 83
Data de inscrição: 05/11/2008
Idade: 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum