Logistica

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Logistica

Mensagem  Daniel em Qua Nov 05, 2008 6:22 pm

Logística para a organização é um fator muito importante, pois é desde a aquisição dos bens ou serviços até sua distribuição no ponto de venda.

A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (RONALD H. BALLOU, em LOGISTICA EMPRESARIAL 1995 P. 24 apud VIANA 2000, p.45).

Logística não se refere somente ao processo de entrega das matérias-primas, mas sim desde seu processo de fabricação, da maneira como será feito o movimento de uma etapa para outra. Como afirma Viana (2000, p. 45), é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionada, o que significa planejar, coordenar e executar todo o processo, visando à redução de custos e ao aumento da competitividade da empresa.

Tudo o que é realizado na organização envolve logística, pois como o marketing vê as necessidades do consumidor, qualquer decisão que seja tomada deve estar de comum consenso com o setor de logística, já que este será o responsável por executar seus prazos e acima de tudo com menor custo possível para o bom andamento do todo da organização. Assim buscam criar alternativas para que no setor de marketing e de finanças não haja nenhum atrito, já que está preocupado com o mercado e o outro com as finanças. A logística é ponto de equilíbrio entre os setores.

A Logística busca sempre alternativas para o sucesso da organização. O setor busca estar interligado como será feito o movimento das matérias-primas até a empresa; seus fornecedores, a distância, e acima de tudo interligado com o setor de compras de acordo com cada situação. Como afirma Alvarenga e Novaes (1994, p.73) para cada problema específico haverá um mix característico de origens; mix esse que depende da natureza dos produtos, diversificação da linha de produção da empresa, dispersão geográfica.

Com isto, a logística deve estar preocupada também com alternativas para a armazenagem dos produtos acabados; podendo ser no próprio estoque, no de terceiros ou centro de distribuição. Criam alternativas para a organização sobre sua necessidade de gerenciamento de compras ou não. Uma boa administração de materiais coordena a movimentação de suprimentos em sintonia com as exigências de operação, aplicando o conceito de custo total às atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo.

Independente da habilitação selecionada, o administrador é o profissional a quem cabe o gerenciamento, o controle e a direção de empresa na área de sua habilitação, buscando os melhores resultados em termos de lucratividade e produtividade. (Viana, 2000, p. 40).

Por isso, uma boa administração de materiais coordena e controla a movimentação de suprimentos em sintonia com as exigências da operação, tem a intenção de diminuir cada vez mais o custo, ou seja, administrar matérias e alocar a melhor matéria-prima possível no processo de industrialização e no momento certo, com o objetivo de diminuir cada vez mais o custo do produto final.

Daniel
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