5 Etapas do Processo de compra do cosumidor

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5 Etapas do Processo de compra do cosumidor

Mensagem  Douglas em Qui Out 29, 2009 1:50 pm

1)Reconhecimento do problema: a compra se inicia pelo reconhecimento de uma necessidade provocada por um estímulo interno (fome, sede, sexo) ou externo (carro novo, sapatos finos)

2)Busca de informações: nesta etapa, o consumidor busca informações acerca do produto em diferentes fontes, tais como:
Família
Comerciais
Públicas e
Experimentais

3)Avaliação das alternativas: são feitas após as informações e julgamento de valor sobre o produto

Geralmente, o valor de um produto é aquele associado a satisfação de alguma atributo valorizado. Ex:
Pneus: segurança, vida útil, preço
Hotéis: localização, higiene, ambiente, preço

4)Decisão de compra: pode ser influenciada por:

Atitude dos outros: pessoas próximas ou importantes influencia o comprador
Situações imprevistas: a decisão do comprador pode ser mudada por alguma situação inesperada

5)Comportamento pós-compra: após a compra, o consumidor pode experimentar algum nível de satisfação ou insatisfação

O trabalho do marketing é monitorar a satisfação, a ação e a utilização em relação ao produto depois de efetuada a compra

Douglas
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