Just-in-time (JIT)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Just-in-time (JIT)

Mensagem  Daniel em Sab Nov 22, 2008 4:04 pm

O sistema Just-in time, doravante denominado JIT, foi desenvolvido por Taiichi Ono com estudos realizados na Toyota Motor Company, no Japão. O objetivo inicial do sistema é o combate de desperdícios, sendo que, o que deixa-se de ganhar agregando valor ao produto pode ser considerado um desperdício. A partir desse pensamento as formas de desperdícios como estoques, transporte interno, refugos e retrabalhos deveriam ser reduzidos ao máximo ou eliminados.

Segundo o APICS Dictionary apoud Gaither, Norman 2002 (Pg.405):
“Uma filosofia de manufatura que se baseia na eliminação planejada de todo desperdício e na melhoria contínua da produtividade. Ela envolve a execução bem-sucedida de todas as atividades de manufatura necessárias para produzir um produto final, da engenharia de projetos à entrega e inclusão de todos os estados de transformação da matéria-prima em diante. Os elementos principais do Just-in-time são a manutenção somente dos estoques necessários quando preciso; melhorar a qualidade até atingir o nível zero de defeitos; reduzir o lead times ao reduzir ao reduzir os tempos de preparação, comprimentos de fila e tamanhos de lote; revisar incrementalmente as próprias operações; e realizar essas coisas a um custo mínimo. Num sentido amplo, aplica-se a todas as formas de manufatura, job shops e processos, bem como à manufatura repetitiva”.

Segundo Martins, Petrônio Garcia e Laugeni, Fernando Piero 2005 (Pg.404), “Além de eliminar desperdícios, a filosofia é delegada a autoridade para produzir itens de qualidade para atender, em tempo, o próximo passo do processo produtivo. Em um sistema JIT, em que a qualidade é essencial, o colaborador tem a autoridade de parar o processo produtivo, se identificar algo que não seja dentro do previsto.”

Segundo Ohno, Taiichi 2004 (Pg.26) “No sistema JIT as partes corretas à montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. Uma empresa que estabeleça esse fluxo integralmente pode chegar ao estoque zero.”.
Ou seja, a matéria prima, insumos, peças em processo, ferramentas... devem chegar na linha ou no setor que ela é necessária, no seu momento exato de uso, reduzindo a necessidade de estoque na produção, e facilitando a identificação de produtos defeituosos.

A aplicação correta de um sistema de JIT poderá trazer resultados positivos para a empresa, aumentando o lucro, confiabilidade, proporcionando um sistema mais enxuto e melhoria na qualidade.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum