O dilema do Pequeno e Médio EMPRESARIO em investir em sistemas de gestão empresarial, os chamados ERP´s.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O dilema do Pequeno e Médio EMPRESARIO em investir em sistemas de gestão empresarial, os chamados ERP´s.

Mensagem  mchagas em Seg Nov 08, 2010 8:57 pm


O empresário de uma empresa pequena ou media que tem a responsabilidade pelo desempenho e lucratividade de seu negócio, quantas vezes pensou em investir em um software de Gestão Empresarial, porém sempre se depara com um velho dilema:

“Às vezes o custo é baixo, mas a solução não é suficiente......outras vezes você acaba pagando mais por uma tecnologia que nem vai utilizar .....”


Esse dilema tem justificado um comportamento de acomodação por parte dos empresários, que preferem utilizar planilhas eletrônicas, email´s e tabelas diversas para gerenciar o seu negocio.



A obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletronica, a adoção do Debito Direto Autorizado(DDA) com os bancos, e a necessidade de adequação a leis e normas regulatórias (Sped Fiscal e Contabil), tem gerado um alto impacto nas empresas, que precisam adaptar processos e sistemas às novas regras.



O resultado de tudo isso é uma mudança de postura dos empresários quanto à adoção dos sistemas ERP´s. Hoje em dia esta mais fácil entender os benefícios obtidos com a utilização de um sistema integrado que transfere informações de forma automática, organizada e rápida. Entretanto o receio quanto à escolha do sistema ideal, as dificuldades de implantação e a incerteza de que o tempo, o dinheiro e o esforço requeridos na empreitada irão valer a pena, permanecem.



Estão disponíveis no mercado diversas soluções, de complexidades diferentes, preços e com exigências de infraestrutura variáveis, mas poucas com instalação simples, rápida e pratica, de baixo investimento, e com qualidade de serviços e processos que atendam as necessidades básicas de organização do negocio.



A escolha do sistema ideal é um processo que envolve obter respostas a cinco perguntas básicas:



- o fornecedor conhece o meu negocio?

- o sistema exige investimento em infraestrurura interna (servidor, backup, novos computadores)?

- o suporte oferecido é de qualidade?

- o investimento inicial (licença, consultoria) e a manutenção mensal estão dentro do que posso pagar?

- o sistema é full web, ou seja, acessível via browser?



Caso as respostas a essas perguntas sejam satisfatórias, o próximo passo é elaborar um cronograma de implantação (1 a 2 meses no máximo), obter o compromisso da equipe interna, estar disposto a adequar seus processos internos ao sistema – o contrario gera atrasos e custos adicionais – e acompanhar de perto a implantação. Alguns empresários delegam esse acompanhamento para funcionários internos, porem é importante que o “dono do negocio” se envolva no projeto, defina as regras, conheça as rotinas principais.



Quem chega ao final dessa maratona com sucesso costuma comemorar, e com boas razões.

Terá valido a pena!





Fabio Coelho

Consultor Brascomm

mchagas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/11/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum