Gestão de RH em pequenas empresas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gestão de RH em pequenas empresas

Mensagem  FERNANDO ANTONIO ANTUNES em Ter Nov 23, 2010 11:42 pm

Caros coletas, boa noite!

Empresas pequenas têm dificuldades para implantar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas. Principalmente em se tratando de organizações no interior dos Estados. A cultura local muitas vezes inviabiliza tais práticas. Há casos, como o que estou vivenciando, de empresas que têm sua base de pessoas formada por profissionais de baixo nível de escolaridade.
Como implantarmos processos para eficiência organização quando não há adesão da equipe e sem que tenhamos que ser coersivos?

FERNANDO ANTONIO ANTUNES

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/11/2010
Idade : 43
Localização : Paracatu/MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta...

Mensagem  André em Qua Jul 13, 2011 8:16 am

Na verdade o grande problema na gestão de pessoas em empresas de pequeno porte é administração familiar em sí. Não que ela seja ruim, pelo contrário, as empresas passam por essa fase e crescem devido a ela. Mas a gestão familiar não trabalha com foco em pessoas e sim em resultados. Não existe um administrador cuidando do RH e o RH em sí fica voltado a contratação, ensinar o que fazer e demissão. Dificilmente se acha uma empresa com administração familiar com plano de cargos e salários, técnicas de gestão de pessoas, etc.

Então a melhor forma de administrar isso é pela forma de adaptação. O colaborador se adpta ao seu lider e o lider se adpta ao colaborador. É uma forma que não atrapalha a organização e seu crescimento, que depois sim, terá uma forma de administração de pessoas moderna e especifica. Afinal quem já não ouviu falar a velha frase: "Você tem que se adptar a cultura da nossa organização?"

No meu entender é isso. Até porque muitas vezes essa administração não tem curso de graduação. Muitos dos donos de empresas com gestão familiar não tem um grau de estudo elevado. Mas mesmo por terem estudado pouco, temos que aprender muito com eles, pois no Brasil é a forma de administração que mais tem dado certo. Veja o exemplo da Sadia S/A e tantas outras.

André
Veterano
Veterano

Mensagens : 141
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 33

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum