Marketing

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Marketing

Mensagem  Juliano Cardoso em Ter Jun 02, 2009 8:08 pm

Sabemos que muitas propaganda que são televisionadas não são éticas a tal ponto como deveriam. Na opinião de vocês deve-se ter ética na publicidade e propagranda para se consquistar novos clientes ?

Juliano Cardoso
Novato
Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/05/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

propaganda com boa estrategia = muitos clientes + sucesso

Mensagem  Fabiano A.S. em Qua Jun 03, 2009 7:35 pm

Não irei te mostrar frases prontas ou mostrar um mundo todinho cor-de-rosa , porque administrar não é uma ciências exata , mas vou te dizer algo por experiência própria .
Juliano oque você entende por ser ético , ou não ser ético ?
Se levarmos o preceito de que seja enganar o consumidor jocolor clown , você pode até tentar e consequentemente você vai conseguir atingir seu objectivo com muito sucesso , muitas vendas e bastante lucros . MAS é algo que eu não te aconselho pois seria o mesmo que colocar seu negócio no caminho da falência , algo passageiro ou vender pedras numa linda caixa de presentes . Será como derrubar uma fila de dominos empilhados : logo virão as reclamações dos clientes » depois funcionários stressados » associação de sua empresa com malandragem » processos na justiça . Num mundo cheio de concorrentes há uma palavrinha magica chamada : I love you cliente FIEL a aquela empresa , e isso é algo fantástico , já que cliente mesmo que realmente te dá lucro , é aquele que vá ate sua empresa todo dia e gosta de ficar dentro dela , e com certeza esse irá também trazer seus amigos Surprised Smile Very Happy Razz .
Juliano temos uma cultura errada , ser estrategista na maneira de como conseguir mais clientes não é ser picareta com nossos clientes . Pois estaremos dando uma chance para eles nos acharem e nos conhecerem , porque somos iguais a um ponto no meio de uma multidão numa correria desenfreada . Ser sonso , tonto ou lerdo não significa ser honesto mas sim burro , então não vamos criar maneiras de pensar totalmente erradas .
Cliente são inteligente , as vezes até mais do que pensamos , só que as vezes eles demoram para usar essa inteligência e criar uma opinião própria . E cabe a nós à não enganar-los , mas sim para ajudá-los a escolher o melhor . Pense bem , assim como precisamos dos clientes , eles também precisam de nós . Wink Wink Wink

Fabiano A.S.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marketing

Mensagem  Daniel em Qui Jul 09, 2009 5:02 pm

Concordo com o Fabiano, a questão da ética é bem relativa, e começa antes mesmo da mídia em TV é na formação das estratégias. Posso citar aqui um exemplo que seja interessante a nossa discutição. Vemos hoje muitas empresas fazendo campanhas publicitárias de produtos light ou com baixas calorias que chegam a prometer um corpo lindo e escultural na propaganda de TV, mas não é citado que muitos desses produtos não são realmente saudáveis, podendo futuramente gerar outros problemas. Até que ponto isso é ético?

Cabe a nós consumidores começar a observar o que realmente é bom e não sermos escravos da mídia e do modismo que ela cria.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 29

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marketing

Mensagem  Fabiano A.S. em Sex Jul 10, 2009 1:31 pm

É verdade Daniel , é ate engraçado , principalmente no campo adolescente feminino , tem mulheres que fazem de tudo para ficarem magras , praticamente um masoquismo No , uma dor associada com um corpo lindo , Ex.: Enfiar o dedo na garganta para provocar vomito , inclusive eu já presenciei uma menina quase desmaiando por causa de um regime , quando eu estava numa festa . Imagine esse mercado , pessoas em busca de um corpo lindo e perfeito e em pouco tempo . Suspect . Esse é um mar cheio para oportunista .
E como é relativo . Quem é vendedor sabe disso , nem sempre as pessoas querem ouvir a verdade , .
Imagine numa loja de roupas . Uma cliente sai do provador de roupas e pegunta para a vendedora: " - Gostei desse vestido e você oque achou ". Sendo a mulher gorda e o vestido ficou feio , oque vocês responderiam : " - O vestido ficou péssimo affraid , não combina com você " . A Cliente simplesmente sairá da loja e comprará em outra loja , pois ela queria exatamente aquele vestido .

Fabiano A.S.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Marketing correto

Mensagem  André em Sab Jul 11, 2009 8:51 am

Marketing
O Marketing existe desde quando o homem existe, embora não fosse conhecido por esse nome. Muitos pensam que marketing seja somente propaganda, o que todos sabemos que não é. O Marketing é uma das maiores ferramentas de auxilio da administração como um todo. Basta analisarmos as ferramentas que ele proporciona para as organizações e como estas utilizam cada uma.

Hoje em dia, o marketing já é maior, na visão de algumas organizações que os quatros P's. Sendo ele, ao lado de Recursos Humanos, Financeiro, Produção e Logística, uma arma estratégica da organização como um todo. De nada adianta os engenheiros da organização produzir um novo produto, a produção dedicar tempo e espaço para produzi-lo se o mercado não o aceitar ou mesmo se ele não saciar alguma necessidade. Quem responderá isso é o Marketing, além de responder muitas outras indagações, como por exemplo, o seu preço ideal, em quais estados brasileiros ele vai ser viável economicamente, entre muitas outras.

Mas o que estamos discutindo é o marketing correto, ou seja, a propaganda que fale o que realmente um produto é. Sabendo que o marketing é muito mais do que propaganda, podemos dizer que o marketing não é de todo antiético. Apenas uma parte dele é em algumas vezes. Nesse ponto temos que entender um detalhe: Porque os produtos existem? O que os faz vender?

Os produtos comercializados existem porque existem as necessidades. É dai que eles surgem e sua principal função é cobri-las. No início o marketing era mesmo somente propaganda e bastava uma que dissesse ao consumidor: "Nosso produto atende sua necessidade" e na maioria dos casos ele vendia, porque antigamente se faziam produtos bons e que durassem muito tempo.

Mas vejam a filosofia de hoje, como o marketing mudou e abrangeu muito mais que propaganda, porque hoje muitos produtos que são fabricados não são feitos para uma necessidade e até muito deles a gente compra e nem sabe por que comprou. Agora imaginem que a indústria muitas vezes faz um produto que você não precisa, um alimento que você nunca pensou em consumir. E ai como vender um produto que você não precisa adquirir?

Foi ai que se deu a explosão do marketing, porque somente propaganda não adiantava, era necessário tornar o consumidor um verdadeiro consumista, que comprasse coisas que ele não precisaria, veio então à necessidade de entender o cliente como um todo e entender a própria organização. Surgiu ai os quatro P´s, as pesquisas mercadológicas, entre outras ferramentas que hoje são indispensáveis as organizações modernas.

Com a explosão de produtos que houve na Revolução Industrial, a visão sobre o porquê fabricarmos produtos mudou. Passou-se a fase do: "Produtos servem para atender necessidades", e nos dias de hoje os produtos são para "realizar sonhos". Vocês já perceberam como são as propagandas do sabão em pó Omo? Eles mostram aquelas donas de casas com as unhas feitas, bem arrumadas, roupas bonitas e sorridentes, pasmem, lavando roupa.

Algum de vocês já viu essa cena em suas casas? Claro que não, mas o que o marketing está vendendo ai? O produto ou o sonho? Este é o sentindo, e assim não somente com o sabão em pó, mas com a cerveja, com os carros, com as roupas, os moveis, os eletrodomésticos, com tudo. Quando uma mulher compra aquela marca de sabão em pó, ela está se imaginando no lugar daquela mulher da propaganda, toda linda, arrumada, com unhas feitas e sorrindo.

E até que ponto esse marketing é antiético?

Claro que temos marketing´s errados por ai, mas na essência todos tem um objetivo, vender o produto transformando-o em um sonho, o consumidor precise ou não dele. Essa é a evolução de hoje, que até poderíamos chamar revolução, não acham? E na maioria dos casos a gente nem usa todas as funções de um produto, ou usa?

O marketing para as organizações tem se tornado uma excelente arma na produção e venda de produtos, porque ele estuda os rumos e as incertezas para que estas sejam sanadas e o produto seja vendido, mesmo que não tenha utilidade alguma. Você fez o produto tem de vendê-lo. Como? Pergunte ao marketing.

A função do marketing é vender o sonho, fazer com que aquele produto seja consumido. A qualquer custo? O marketing não pode ser mentiroso, a propaganda enganosa não pode existir. Mas a venda de um sonho, esse sim é puro e natural.

O marketing é correto e ético sim, quem não é ético, são os administradores que fazem do marketing uma arma para enganar milhões, mas vejam hoje o consumidor já não é mais ignorante. Se o produto não for bom, ele só será comprado uma vez.

Exceto pelas exceções que sempre comprarão um produto ruim por causa de uma propaganda bonita. Mas vejam, que marketing correto ou não, quem toma a decisão final sempre será o consumidor.

André
Veterano
Veterano

Mensagens : 141
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 33

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Marketing correto

Mensagem  Edson em Sab Jul 11, 2009 4:48 pm

O consumidor pode ser enganado por um determinado tempo, mas quando começa a enxergar que está sendo iludido tudo pode vir por terra e para reccontruir a imagem de uma marca é estremamente custoso para as emprsas. É só observar que empresas estão cada vez mais atentas, e olhar que muitas delas estão exibindo comerciais do passado para mostrar que a garantia de qualidade esta na seriedade e transparência de sua história, então cabe a cada um decidir qual dos dois caminhos deseja, e saber o preço de que vai pagar pela decisão.
Sendo que o marketing ético pode não ter um resultado extraordinário a curto prazo, mas ele consegue manter-se crescendo e desenvolvendo a força da marca.

Edson

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marketing

Mensagem  Fabiano A.S. em Sab Jul 11, 2009 11:52 pm

Nos dias atuais é algo que impressiona , como a imagem de uma empresa é algo de suma importância .
Oque seria uma Ferrari , sem seu status ? Sem seu glamour ? Seria igual a um outro fiat qualquer . Já perceberam como é impossível uma Ferrari vermelha passar despercebida entre a mulherada e entres os amigos , E onde está a fonte disso tudo ?
Já que o marketing é tão importante , vamos contextua-lo , o objetivo maior do markting é colocar a empresa em evidência , lá em cima onde todo mundo a ver , é torna-la famosa e vista com ótimos olhos .
Vou criar até criar aqui um proverbio , “quanto maior destaque dá empresa , maior será os holofotes em cima dela” , tanto por partes dos clientes , quanto da sociedade em geral e até mesmo por parte dos concorrentes , que a querem derrubá-la . E um pequeno erro hoje , por mais despercebido que ele seja , poderá ser fatal amanhã . E essa mesma lente que te dá prestigio poderá ser tornar uma “lente de aumento em cima dos seus defeitos” .
É muito difícil criar uma imagem bonita em um fundo vazio com bases em lindas propagandas . Pois estamos presenciando o inicio da era da informação ( TI ) , com direitos a uma super exposição , onde todo mundo ver todo mundo . Conseqüentemente Temos que tomar muito cuidado com essa super exposição !!!! .
Oque seria muito amador por parte de um administrador criar aparências totalmente sem noções com a realidade .
Edson achei seu comentário interessante . Olhe esse vídeo , é uma canal inglês esculachando a rede globo , vale lembrar que ele foi proibido de passar no Brasil . Mas principalmente nessa era de tanta informação , é muito difícil segurar imagens negativas .




Vou compartilhar um historia real que aconteceu com meu pai :

Ele é bastante conhecido aqui na cidade e ele adora jardinagem e plantar arvores , até mesmo ao ponto de ate ganhar dinheiro com elas ; inclusive ela já teve um sitio , que mais parecia um floresta de tanta arvores .
Bem na porta do comercio do me pai tem uma arvore bastante feia , num certo dia ele resolveu cortar ela toda deixando só um toco de 2 metros . Não é que não demorou alguns meses , apareceu um repórter filmando a frente toda do comercio com um policial do Ibama , falando sobre o desrespeito com a natureza . Dá para acreditar . Suspect Suspect Suspect Suspect

Rapaziada , Acredito que todo mundo aqui no fórum quer ser dono ou pelo menos chefiar alguma empresa , já que praticamente nem todos tem tanto dinheiro para ser grandes empresários , vamos foca em nossa realidade . Qual tipo de marketing que os pequenos comércios utilizam na suas cidades , que você presenciaram ? e Fizeram um enorme sucesso ?

Fabiano A.S.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

continuação

Mensagem  Fabiano A.S. em Dom Jul 12, 2009 12:34 am

Continuando a nossa conversa , aqui tem um vídeo que vocês devem assistir .
Até que ponto vai o sucesso a todo custo , com base em manipulações ao consumidor .
O sucesso pode vir , mas preço as vezes pode ser bastante salgado e tem alguem aqui afim de paga-lo ?
Vocês podem sair disso


Para chegar nisso :


Alembram , quando eu falei sobre a super exposição e suas conseguias .
Quando se está no palco e se é o centro da atenções , seus defeitos podem vistos por todos .
Agora imaginem quando os clientes fazem quando se sente usados . E os rivais percebem isso !!! Simplesmente eles usam isso contra te .
Olhem esse forum , São seus antigos clientes querendo vingança e ver sangue rolando rolando na arena .
»»»»»» CLIQUEM AQUI «««««««««

Fabiano A.S.
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Data de inscrição : 01/06/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O.o

Mensagem  Douglas em Dom Jul 12, 2009 2:29 pm

Realmente adorei o vídeo do Bill Gates, ele revolucionou o mundo com as suas idéias, provavelmente não teríamos o nosso fórum sem a criatividade desse homem, e é um ótimo exemplo para nos que estamos começando um curso que visa exatamente isso a criatividade a inovação, trabalho em EQUIPE e produtividade. Hoje não basta mais apenas ser bom deve-se ser o melhor, e o mais intrigante disso tudo é que tem um ditado que fala o seguinte "as gerações futuras sempre irão superar as passadas" pensem como nos temos que estudar os gênios do passado para conseguir criar algo que os superem, provavelmente Bill Gates é um dos maiores obstáculos que nos temos que ultrapassar.

Douglas
Veterano
Veterano

Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 26
Localização : Xanxerê SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

propagandas

Mensagem  kianesg em Qua Set 01, 2010 7:30 pm

Acredito que não seja só respeitar a concorrência, os clientes, a natureza, a sociedade e todos os outros itens divulgados como valores a serem exaltados pelas empresas. Para mim, pelo menos, ser ético na propaganda é além de tudo isto, não reforçar preconceitos, é estabelecer uma comunicação que preserve valores e que reforce de maneira positiva a relação entre as pessoas e os produtos, mas, sobretudo, a relação das pessoas com outras pessoas.

kianesg

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respeito

Mensagem  NBN em Sex Ago 10, 2012 4:38 pm

Na escola onde leciono a Sematec, ensinamos valores e ética como ponto principal na matéria, pois engana-se que o mundo dos negócios é feito de malandragens e aproveitadores, aqui no Brasil onde a corrupção é alta e todos a veem, ela é responsável por apenas 1,5% (+- 80 bilhões) do PIB nacional então é fácil concluir que o resto são negócios lícitos.

NBN
Novato
Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 58
Localização : florianopolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alta tecnologia

Mensagem  NBN em Qui Ago 16, 2012 10:54 am

Vejo nas empresas de alta tecnologia, Google, Microsoft, Aplle, Yahoo, IBM, Facebook, entre outras, todas tem uma linha em comum, todas surgiram de golpes entre sócios, ou seja o DNA delas já é corrompido desde nascença. pensem nisso!! Narciso ( sematec )

NBN
Novato
Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 58
Localização : florianopolis

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ética na publicidade

Mensagem  Gustavo Oliveira Mendes em Qua Nov 06, 2013 2:32 pm

A propaganda não é algo descartável como alguns desses produtos anunciados na TV. Trata-se de uma projeção da imagem, não apenas do produto em si, mas da Organização com um todo. Faz parte do processo de comunicação entre a empresa e seus consumidores, e a sua representação dificilmente se desfaz com o tempo. Qualquer Organização séria, que tem interesse em conquistar novos clientes, deve presar por sua imagem e pela relação com seus atuais consumidores. Uma propaganda que apresente um produto e/ ou serviço que não corresponda a realidade com que os consumidores se depararão é um tiro no pé para toda empresa, uma vez que a comunicação boca a boca, entre os consumidores e ex-consumidores do produto e / ou serviço tratará de minar quaisquer expectativas de aumento nos lucros ou nas vendas.

Gustavo Oliveira Mendes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/11/2013
Idade : 39
Localização : Ituiutaba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marketing

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:40 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum