Inventário periódico de estoques

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inventário periódico de estoques

Mensagem  Douglas em Sab Jul 11, 2009 3:15 am

4 Inventário periódico de estoques

Inventario periódico é o sistema de apuração simples de custo de produto. É possui esse nome porque o inventario da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos que estão em processo de elaboração, necessário para se apurar o custo de fabricação e também o custo dos produtos vendidos, só é levantado no final de um período.
Este sistema apura o custo global de fabricação de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou um ano.
É permitido por legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do custo global do produto.
Tem a seguinte formula: CSP = EI + (C – CA) + MO + GGF – EF. Onde CSP é custo simplificado de produto. EI que é total dos estoques iniciais, C total de compras, CA é compras anuladas, MO total da mão-de-obra, GGF gastos gerais de fabricação e EF total dos estoques finais.
As vantagens são a fácil apuração e dispensa pessoal especializado e atende a exegencia do físico. As desvantagens são que seu uso para tomada de decisões é restrito.

Douglas
Veterano
Veterano

Mensagens: 123
Data de inscrição: 05/11/2008
Idade: 24
Localização: Xanxerê SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum