Apuraçao do custo das mercadorias vendidas / Inventario permanente de estoques

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apuraçao do custo das mercadorias vendidas / Inventario permanente de estoques

Mensagem  Douglas em Sex Jul 10, 2009 10:16 pm

5 Apuraçao do custo das mercadorias vendidas

A apuração dos custos das mercadorias vendidas é obtido através da formula CMV = EI + C – EF, ou seja, custo das mercadorias vendidas é igual a estoque inicial mais compras menos o estoque final.
Com está apuração, as organizações pagam os tributos somente sobre as mercadorias vendidas. Podemos dizer que representa a baixa efetuada nas contas dos estoques referentes as vendas efetuadas no período.
O estoque inicial é o estoque que já existia, as compras são aquelas efetuadas no período selecionado para compor o custo e o estoque final, é o que ficou na empresa depois de ser somados o estoque inicial mais as compras. Com este calculo pode-se saber qual foi a quantidade de mercadorias vendidas.

6 Inventario permanente de estoques

O inventario permanente é quando o estoque é controlado todo o instante, por exemplo, quando ocorre uma venda, a mercadoria vendida já é baixada da conta de estoque. É muito utilizado por empresas automatizadas, onde o controle ocorre em tempo real.
A qualquer instante pode ser consultado o estoque de produtos que estão na empresa. Neste método apuramos o CMV para cada operação de venda, de modo que o somatório dos custos das varias vendas efetuadas será o CMV total do período.

Douglas
Veterano
Veterano

Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2008
Idade : 26
Localização : Xanxerê SC

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum