Recrutamento e Seleção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Recrutamento e Seleção

Mensagem  Daniel em Qua Nov 05, 2008 7:41 pm

O departamento de Recursos Humanos tem como objetivo o recrutamento de mão-de-obra para a organização, sendo assim o maior ou menor em funcionalidade especialidade nas tarefas executadas.

A gestão de pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingêncial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes. (CHIAVENATO, 1999, p. 6).

Ou seja, trabalhar com pessoas se torna uma tarefa não tão fácil para um administrador, pois as diversas pessoas compostas pela organização têm diferentes culturas, hábitos e acima de tudo costumes diversos uns dos outros. No momento da avaliação da mão-de-obra, deve-se levar em consideração o fator de localização e outros pontos que são de extrema importância; como a qualidade e quantidade de Mao de obra existente, o salário base na região, nível escolar desejado, distância do local de trabalho, para ver a disponibilidade de transporte, e os sindicatos para ver os benefícios ou não a cada funcionário.

Para Pontes (1998, p. 23), “Quanto maior a dominação que a empresa exercer sobre a comunidade, em relação à quantidade de empregados, mais dificuldades serão criadas para a redução da produção e demissão de empregados.”

Recrutamento é a maneira como a organização atrai os candidatos para seu processo seletivo, ou seja, como é informado ao mercado de mão-de-obra a disponibilidade de entrar no sistema. Este é um processo de mão dupla, pois existe a comunicação ou divulgação e a procura, pois se não houver procura não estará a empresa atingindo os objetivos de recrutamento e seleção.

Para Toledo (1992. p.32), podemos classificar dentre as funções básicas de um profissional de recursos humanos o: “Recrutamento e seleção, admissão, registro e documentação, desligamento, treinamento, avaliação de pessoal e salários e benefícios.”

Com isso, a importância de um profissional de recursos humanos é de extrema importância para a existência de uma empresa, pois este é responsável diretamente pelo recrutamento e seleção dos profissionais que futuramente estarão trabalhando em prol da organização e, acima de tudo, tem como função básica manter um ambiente agradável para o bom andamento da organização, analisando se esta no local onde cada funcionário possa estar produzindo o máximo que pode, com treinamento, e principalmente com um bom programa de cargos e salários para motivar cada vez mais, seus recursos humanos e estes terem perspectivas de crescimento dentro da organização.

Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens: 83
Data de inscrição: 05/11/2008
Idade: 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum